Miniabdominoplastia
A miniabdominoplastia é uma cirurgia estética que tem como objetivo remodelar a região do abdômen.
- Recupera a firmeza dos músculos
- Retira gordura localizada
- Remove excesso de pele
Abdominoplastia
O que é miniabdominoplastia?
A miniabdominoplastia é uma versão da abdominoplastia, mas que é feita apenas retirando o excesso de pele na região supra púbica (ou seja, na parte inferior do ventre), podendo ser feita a costura dos músculos reto abdominais na parte abaixo do umbigo.
As estrias também são removidas?
As estrias da região abdominal decorrentes de aumento de peso também são removidas assim como possíveis cicatrizes presentes no local do procedimento.
Para quem é indicada
Essa cirurgia pode ser feita tanto em mulheres quanto em homens e é principalmente indicada para quem perdeu muito peso ou após uma gravidez e ficou com a região da barriga flácida abaixo do umbigo.
Em alguns casos, principalmente em mulheres magras que apenas têm apenas alguma gordura localizada, o cirurgião pode recomendar fazer uma lipoaspiração ou uma mini-abdominoplastia, retirando o excesso de gordura na parte lateral do abdômen e na parte nas costas.
Pré-requisitos para a cirurgia
Antes da realização da abdominoplastia, é importante que a pessoa passe por avaliação pré-operatória para que seja verificado se existe algum risco de complicações. Por isso, o médico cirurgião normalmente indica exames de sangue, avaliação física e dos fatores de risco, como tabagismo, obesidade e idade avançada, por exemplo.
Caso o médico verifique que não há riscos, procede à marcação e realização da cirurgia, sendo importante que a pessoa não beba, fume ou tome medicamentos que possam aumentar o risco de sangramentos, como aspirina ou anti-inflamatórios, antes do procedimento.
Possíveis contraindicações
Doenças imunológicas como artrite reumatoide, esclerodermia, lúpus ou doenças clínicas graves podem contraindicar a execução do procedimento. Isto porque o estresse cirúrgico pode aumentar a chance de piora da doença de base.
A presença vírus HIV apresenta uma contraindicação relativa, já que deve-se evitar qualquer evento capaz de descompensar o sistema imunológico.
E se eu engravidar após a Miniabdominoplastia?
A recomendação é que a miniabdominoplastia não seja realizada por mulheres que ainda desejam engravidar, pois nesse procedimento os músculos da região abdominal são costurados e quando acontece a gravidez, podem ser rompidos. Por isso, caso a mulher deseje fazer a abdominoplastia e também engravidar, é recomendada que seja feita a mini-abdominoplastia, em que pequenas quantidades de gordura são retiradas.
A mulher que fez miniabdominoplastia e ainda deseja engravidar, está mais suscetível ao aparecimento de estrias, devido ao esticamento exagerado da pele e, por isso, recomenda-se que a mulher não engorde mais de 12 kg durante a gravidez.
Como fica a cicatriz?
A cicatriz de uma miniabdominoplastia é planejada de forma a ficar escondida por um biquíni. É muito importante que o seu Cirurgião Plástico esteja atento a esta situação para que a cicatriz fique localizada o mais inferiormente possível no abdómen.
A aparência da área que lhe fica adjacente pode melhorar de forma dramática após uma miniabdominoplastia.
A cicatriz da miniabdominoplastia, como qualquer outra cicatriz demora cerca de dois anos até atingir a sua aparência definitiva. Durante esse período de tempo passa por uma fase inicial, que dura normalmente cerca de 6 meses, de maior exuberância (hipertrofia fisiológica da cicatriz).
O Cirurgião Plástico não tem controlo total sobre a aparência final da sua cicatriz, uma vez que esta última resulta de um processo biológico de longa duração. Apesar de tudo, o médico pode contribuir para uma cicatriz de melhor qualidade ao usar técnica cirúrgica atraumática e terapêuticas específicas para cicatrizes anormais.
Qual o preço da Miniabdominoplastia?
O preço da miniabdominoplastia varia de acordo com o local em que é feito, cirurgião que irá realizar o procedimento e se há necessidade de realizar outros procedimentos cirúrgicos como a lipoaspiração, por exemplo, na mesma intervenção cirúrgica. Assim, a miniabdominoplastia pode variar muito.
Mas de qualquer forma para conhecermos com exatidão quanto custa uma abdominoplastia é necessária uma avaliação em consulta por parte do médico cirurgião plástico.
Quanto tempo demora na sala de cirurgia?
O tempo de miniabdominoplastia é geralmente de 2 a 3 horas, mas pode aumentar se associado a algum outro procedimento, como a lipoaspiração por exemplo a duração passa para 3-5 horas.
Há vários outros fatores que podem determinar o tempo cirúrgico, como o tipo de anestesia e o grau de dificuldade da cirurgia.
Recuperação após a cirurgia
A miniabdominoplastia normalmente é feita sob anestesia geral. A recuperação desta operação é fácil e confortável, obrigando a um período de cerca de 4 semanas sem realizar esforços físicos e uso de cinta abdominal compressiva.
O período de internamento mínimo é de uma noite, isto é, as primeiras 12 horas após a cirurgia. Habitualmente colocam-se dois drenos aspirativos, que serão removidos após as primeiras 24 horas, assim que o volume de drenagem atinga valores baixos. Muitos doentes optam por permanecer no hospital até que seja possível remover os drenos, enquanto outros preferem ter alta para o domicílio com os drenos. Qualquer uma das duas opções é segura em termos médicos, devendo optar-se pela que seja mais confortável para o doente.
A técnica moderna de miniabdominoplastia acima referida, para além de praticamente eliminar a ocorrência de seroma, tem uma outra vantagem muito importante, isto é, permite reduzir o tempo de uso de drenos aspirativos pelo doente. Na técnica clássica este período é normalmente em média de 6 a 7 dias e numa percentagem elevada (cerca de 30 %) de doentes pode ultrapassar uma semana. Com a nova técnica este período de tempo reduz-se de forma muito significativa passando a ser, em média, de 2 a 3 dias. Este detalhe tem uma grande importância uma vez que melhora consideravelmente a recuperação dos doentes por reduzir para metade o tempo em que têm de usar drenos aspirativos. Trata-se na verdade de uma evolução muito significativa que aumenta o conforto do doente após uma miniabdominoplastia. A recuperação torna-se muito mais fácil.
Esta técnica foi reconhecida e premiada internacionalmente por melhorar a recuperação dos doentes e reduzir as complicações da abdominoplastia, facto amplamente divulgado em revistas científicas e na comunicação social.
10 Dicas Antes de Colocar Silicone
Fale com o Doutor
(47) 99188-0999
info@drpedrocordova.com.br
Balneário Camboriú - SC
Lapidae Cirurgia Plástica
Rua 3110, 245 – sala 01
Check List para realizar a sua Cirurgia Plástica
Muita gente sonha, em colocar Prótese de Silicone ou realizar uma Cirurgia Plástica, mas não sabe por onde começar… montamos um Check List com os principais itens e mais importantes para a realização da sua cirurgia..
A escolha do Médico:
Faça uma pesquisa minuciosa do médico, procure referencias, indicações, converse com pacientes que já operaram com o médico e o mais importante, verifique se ele é membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica).
Realização dos exames:
O segundo passo é agendar os seus exames, que são eles: de sangue, raio x e cardíacos
Medicações:
As prescrição de medicações serão entregues na consulta pré operatória, o ideal e providencia-las antes para evitar qualquer intercorrência ou surpresas.
Cuidar Bem de Você é Nossa Missão
VEJA COMO CHEGAR
Balneário Camboriú - SC
Lapidae Cirurgia Plástica
Rua 3110, 245 – sala 01