Lipoescultura

A lipoescultura é um tipo de cirurgia estética onde se faz uma lipoaspiração, para retirar a gordura em excesso de pequenas áreas do corpo

• Melhora o contorno corporal

Lipoescultura

O que é lipoescultura?

A lipoescultura, lipoaspiração, ou simplesmente lipo  é um tipo de cirurgia estética onde se faz uma lipoaspiração, para retirar a gordura em excesso de pequenas áreas do corpo e, posteriormente, reposicioná-la em locais estratégicos como por exemplo glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas, com o objetivo de melhorar o contorno corporal e dar uma aparência mais bela ao corpo.

Qual é a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

lipoescultura é semelhante à lipoaspiração, ou seja, o cirurgião também insere uma cânula para aspirar gordura contida nos depósitos. No entanto, neste tipo de cirurgia, a gordura não é descartada. Ela é utilizada para esculpir e modelar outras áreas do corpo.

Essa cirurgia pode ser feita tanto em mulheres quanto em homens.

lipoaspiração é indicada para quem possui gordura localizada no abdome, nos flancos, culotes, quadril, no pescoço, nas coxas, etc. Pode ser usada, também, como tratamento subsequente de injeções de gordura, a Lipoenxertia. Utilizada para aumento e contorno glúteo (Lipoescultura), preenchimentos de sulcos e vincos faciais, volumização facial, correção de assimetrias mamárias etc.

A lipoaspiração pode ser feita pela maioria das pessoas, porém é fundamental uma consulta médica antes da cirurgia para analisar o estado de saúde e balancear os riscos e benefícios de fazer a cirurgia.

Esta cirurgia, que consiste na retirada de gordura localizada pode ser feita em diversas partes do corpo, como barriga, coxas e braços, é indicada para modelar o corpo e não é uma cirurgia para emagrecer, embora a pessoa perca peso, devido à diminuição da gordura.

A lipoaspiração deve ser feita apenas quando não se consegue eliminar a gordura através da dieta e exercício físico e, pode ser realizada tanto em homens como mulheres, usando anestesia local, peridural ou geral e, seus riscos são comuns como em qualquer outra cirurgia.

Qual o preço da lipoaspiração?

preço da lipoaspiração varia de acordo com o local em que é feito, cirurgião que irá realizar o procedimento e se há necessidade de realizar outros procedimentos cirúrgicos  na mesma intervenção cirúrgica. Assim, a lipoaspiração pode variar muito.

Mas de qualquer forma para conhecermos com exatidão quanto custa uma lipo é necessária uma avaliação em consulta por parte do médico cirurgião plástico.

tempo de lipoaspiração é geralmente de 1 a 5 horas, mas pode aumentar se associado a algum outro procedimento, como a enxerto de gordura por exemplo.

Há vários outros fatores que podem determinar o tempo cirúrgico, como a extensão da área lipoaspirada e da quantidade de gordura a ser retirada e o grau de dificuldade da cirurgia.

pós-operatório da lipoaspiração pode variar de pessoa para pessoa e depende também do volume de gordura retirada e das áreas aspiradas. Em geral, o paciente pode retornar às atividades cotidianas em até sete dias. O desconforto maior e a dor acontecem nos dois primeiros dias.

Após a lipoaspiração, para que a recuperação seja mais rápida, é importante ter alguns cuidados no dia-a-dia como:

• Ficar com a cinta elástica durante, pelo menos, 2 dias sem tirar, para manter pressão no local operado e favorecer a cicatrização da ferida;
  • Evitar a posição sentada durante muito tempo, especialmente, nos primeiros dias após a cirurgia, para não fazer pressão no local operado;
  • Não fazer esforços, como pegar em pesos, nos primeiros 20 dias após a lipoaspiração uma vez que podem prejudicar a cicatrização da ferida;
  • Manter o repouso, embora seja possível fazer pequenas caminhadas em casa para aumentar a circulação e evitar complicações, especialmente a trombose venosa profunda.

​Além disso, é recomendado tomar os remédios indicados pelo cirurgião, como os analgésicos, que são usados para aliviar a dor e, os anti-inflamatórios, para ajudar na inflamação, dor e inchaço da ferida.