Mamoplastia Redutora

Mamoplastia redutora é a cirurgia de redução dos seios. Consiste na redução e remodelamento das mamas através de técnicas de cirurgia plástica.

  • Redução do tamanho das mamas
  • Remodelamento das mamas
  • Melhorar sustentação das mamas

Mamoplastia Redutora

Cirurgia de redução das mamas

Seios muito volumosos e desproporcionais em relação ao restante do corpo também podem causar transtornos relacionados à imagem, além de gerar desconfortos no pescoço e problemas de coluna.

A mamoplastia redutora também pode ser indicada para mulheres que se sentem desconfortáveis com o tamanho e aparência de suas mamas, o que acaba afetando sua autoestima.

A cirurgia de redução consiste na remoção do excesso de gordura mamária, tecido glandular e de pele, de modo a fazer com que os seios atinjam um tamanho mais harmonioso e satisfatório para a paciente.

O procedimento pode incluir o reposicionamento das estruturas para melhorar a forma geral das mamas.

Cicatriz e resultados

O tempo de recuperação após a mamoplastia varia de paciente para paciente, mas a média é de um mês para o retorno às atividades de rotina. São necessários pelo menos 3 meses até que os seios novos se acomodem e atinjam seu formato definitivo, sendo que este período pode ser até maior dependendo dos cuidados e do estado geral do indivíduo.

A cirurgia de mamas resulta em cicatriz de tamanho, posição e formato que dependem diretamente do tipo de procedimento realizado e técnica aplicada. O cuidado durante o pós-operatório é fundamental para que o processo de cicatrização ocorra da melhor forma possível, deixando marcas discretas e pouco perceptíveis.

É importante ter em mente que os seios operados continuam sofrendo com as ações do tempo e, portanto, poderão se modificar de acordo com o envelhecimento e com as mudanças do organismo. Para manter os resultados perceptíveis por mais tempo, é recomendado manter o peso corporal e estar sempre atento à manutenção da saúde e de uma dieta equilibrada — que inclui uma hidratação adequada do corpo.

Para saber mais sobre a mamoplastia e descobrir se este é um procedimento adequado para as necessidades do seu corpo e bem-estar, agende uma consulta com um cirurgião plástico de confiança.

Para quem é indicada

A cirurgia é indicada para pacientes que desejam reduzir o tamanho das mamas.

Também é recomendado para casos em que houve o comprometimento da sustentação e firmeza das mamas, como as mulheres cuja perda de peso ou gravidez alteraram o formato dos seios.

Mulheres que tenham assimetria entre as mamas também podem ser beneficiadas por esta cirurgia.

Pré-requisitos para a cirurgia

Para a realização da mamoplastia são necessários alguns pré-requisitos:

– Não existe uma restrição de idade mínima para realizar a cirurgia, mas, se a paciente for jovem, o desenvolvimento das suas mamas deve estar completo, pacientes jovens podem ser liberadas pelo ginecologista para realizar a cirurgia e ter o apoio dos pais ou representantes legais;

– A paciente deve ser emocionalmente madura e possuir um claro entendimento das razões que a motivaram a procurar pela cirurgia. É importante estar segura da decisão, pois uma cirurgia plástica provoca transformações no corpo que muitas vezes são irreversíveis;

– As expectativas devem ser realistas: o procedimento pode melhorar significativamente a sua aparência, mas não é capaz de atingir a perfeição.

Possíveis contraindicações
Doenças imunológicas como artrite reumatoide, esclerodermia, lúpus ou doenças clínicas graves podem contraindicar a execução do procedimento. Isto porque o estresse cirúrgico pode aumentar a chance de piora da doença de base.

A presença vírus HIV apresenta uma contraindicação relativa, já que deve-se evitar qualquer evento capaz de descompensar o sistema imunológico.

Histórico familiar de câncer de mama precisa ser avaliado individualmente e liberado pelo mastologista para a realização da cirurgia.

Porque Fazer a Mamoplastia Redutora?

A queixa mais comum das pacientes com mamas grandes antes da cirurgia é a dor nas costas. O peso dos seios faz com que a alça do sutiã crie vincos nos ombros e machuque o pescoço. A dificuldade para encontrar roupas além de achar que nada veste bem e aparentar ser mais cheinha do que realmente se é são outros fatores que estimulam as pacientes a procurarem o cirurgião plástico.

Em alguns casos, devido ao excessivo caimento das mamas, na região do sulco inframamário pode aparecer fungos que causam mal cheiro e assaduras. Enfim, além do incômodo para a saúde também há uma importante diminuição da autoestima.

O tamanho do seio após a cirurgia pode ser variável. É o paciente, em conjunto com o médico, que decide se deseja reduzir muito ou pouco as mamas. As técnicas de cirurgia plástica permitem ao cirurgião variar o tamanho das mamas conforme o deseja de cada paciente.

Posição do implante de silicone nas mamas

A técnica cirúrgica empregada depende fundamentalmente de uma discussão cuidadosa entre médico e paciente. Além do tipo de prótese de silicone, devem ser definidos a loja anatômica – local onde ficará alojada a prótese nas mamas – e o local da incisão – local por onde será inserida a prótese e ficará a cicatriz.

Saiba mais: Prótese de Silicone
A prótese de silicone pode ser posicionada em três regiões diferentes: entre o tecido mamário e o músculo peitoral (submamária ou subglandular), entre a fáscia do músculo peitoral e o músculo peitoral (posição subfascial), que são regiões mais superficiais, ou entre o músculo peitoral e a parede torácica (posição submuscular), que posiciona a prótese numa região mais profunda.

A escolha da posição dependerá da espessura da pele e da quantidade de tecido mamário disponível para cobrir o implante, além da opinião da paciente em termos dos benefícios e riscos de cada abordagem.

Na hora de decidir pelo local em que será posicionada a prótese – que pode ser entre o tecido mamário e o músculo peitoral, por baixo da glândula mamária, ou entre a fáscia do músculo peitoral e o músculo peitoral – os principais prós e contras apresentados ao paciente são:

– Posições submamária e subfascial
– Posição submuscular

Tempo da cirurgia

Por ser uma cirurgia ambulatorial, não é necessário ficar internada no hospital.

Logo que estiver recuperada da anestesia você receberá alta e poderá ir para casa (em média 2-5h após o fim da cirurgia).

O controle do desconforto pós-operatório é realizado com o uso de analgésicos comuns, sendo descontinuados após alguns dias da cirurgia.

Recuperação após a cirurgia

 Os cuidados após a cirurgia de redução são:

São necessários alguns cuidados específicos após a realização da mamoplastia, especialmente no primeiro mês. Os cuidados gerais são os mesmos recomendados em qualquer tipo de cirurgia, e incluem especialmente o uso correto das medicações prescritas pelo médico, comparecer às consultas de retorno e cuidar bem dos curativos.

No que diz respeito especificamente à cirurgia nas mamas, a paciente não deve levantar os braços acima dos ombros e nem fazer esforços físicos. Por conta da necessidade deste cuidado, quem foi submetido à mamoplastia precisa de ajuda para realizar atividades rotineiras como tomar banho e lavar os cabelos. Nesses primeiros 30 dias, também é indicado usar sutiã cirúrgico ininterruptamente.

Outros cuidados recomendados durante o período pós-cirúrgico são:

  • Não dormir de lado no primeiro mês, e não se deitar de bruços por 90 dias;
  • Evitar tomar sol na região operada;
  • Não carregar peso ou dirigir nos primeiros 30 dias;
  • Trocar regularmente os curativos, conforme orientação médica;
  • Voltar gradualmente às atividades de rotina, e esperar liberação do cirurgião para retomar as atividades físicas.

10 Dicas Antes de Colocar Silicone

Fale com o Doutor

Envie sua dúvida que retornaremos o mais breve

(47) 99188-0999

info@drpedrocordova.com.br

Balneário Camboriú - SC

Lapidae Cirurgia Plástica
Rua 3110, 245 – sala 01

Check List para realizar a sua Cirurgia Plástica

Muita gente sonha, em colocar Prótese de Silicone ou realizar uma Cirurgia Plástica, mas não sabe por onde começar… montamos um Check List com os principais itens e mais importantes para a realização da sua cirurgia..

N

A escolha do Médico:

Faça uma pesquisa minuciosa do médico, procure referencias, indicações, converse com pacientes que já operaram com o médico e o mais importante, verifique se ele é membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica).

N

Realização dos exames:

O segundo passo é agendar os seus exames, que são eles: de sangue, raio x e cardíacos

N

Medicações:

As prescrição de medicações serão entregues na consulta pré operatória, o ideal e providencia-las antes para evitar qualquer intercorrência ou surpresas.

J.A.

J.A.

Paciente

"Sou paciente do Dr Pedro, com certeza farei outro procedimento com ele e o recomendo. Preocupado com o pós operatório, atencioso e sempre disposto a tirar as minhas dúvidas. O resultado da minha cirurgia foi excelente!"
V.N.

V.N.

Paciente

"Atendimento excelente!!! realizei procedimento de Abdominoplastia, aumentou minha auto estima, resultado impecável "
J.L.C.

J.L.C.

Paciente

"Minha melhor escolha para realizar meu sonho Dr. Pedro é super atensioso, muito simpático, na primeira consulta eu tive certeza que faria minha cirurgia com ele, médico transparente tira todas as dúvidas, passa muita confiança."

Cuidar Bem de Você é Nossa Missão

VEJA COMO CHEGAR

Balneário Camboriú - SC

Lapidae Cirurgia Plástica
Rua 3110, 245 – sala 01