Mastectomia Masculina
A ginecomastia não é um problema sério e tem cura. No entanto, se não ocorrer melhora, pode ser indicado o tratamento com uso de medicamentos ou cirurgia
- Remoção das glândula mamária
- Lipoaspiração de gordura
- Aumento da auto estima
Ginecomastia (Mastectomia Masculina)
O que é ginecomastia?
A ginecomastia é um distúrbio que ocorre no homem caracterizado pelo aumento das mamas, devido ao excesso de tecido da glândula mamária que pode acontecer devido a um desequilíbrio nos níveis dos hormônios estrógeno e testosterona, obesidade ou uso de remédios, por exemplo.
Qual a abordagem da ginecomastia?
A cirurgia ou medicamentos são utilizados com sucesso para tratar a ginecomastia dependendo da etiologia.
Se os medicamentos são a causa da ginecomastia, interromper a droga agressora pode ser eficaz na redução da ginecomastia.
Depende de sua causa, duração e gravidade e se causa dor ou desconforto. Como a ginecomastia transitória ocorre durante a puberdade, geralmente se resolve sozinha sem tratamento dentro de 3 anos em 90% dos casos, nenhum tratamento ativo é necessário.
No entanto, mamas com mais de 4 cm de diâmetro podem não regredir completamente.
Cicatriz e resultados
O tempo de recuperação após a cirurgia para correção da ginecomastia varia de paciente para paciente, mas a média é de um mês para o retorno às atividades de rotina. São necessários pelo menos 2 meses até que atividades físicas mais intensas sejam liberadas gradualmente, sendo que este período pode ser até maior dependendo dos cuidados e do estado geral do indivíduo.
A cirurgia resulta em cicatrizes pequenas, o procedimento de ginecomastia é caracterizado por causar pouca dor e ter uma cicatrização rápida, com uma recuperação que proíbe poucas coisas e apenas tem como obrigatoriedade o uso da cinta compressiva por 1 mês e meio, o cuidado durante o pós-operatório é fundamental para que o processo de cicatrização ocorra da melhor forma possível, deixando marcas discretas e pouco perceptíveis.
É importante ter em mente que é recomendado manter o peso corporal e estar sempre atento à manutenção da saúde e de uma dieta equilibrada — que inclui uma hidratação adequada do corpo.
Para saber mais sobre a ginecomastia e descobrir se este é um procedimento adequado para as necessidades do seu corpo e bem-estar, agende uma consulta com um cirurgião plástico de confiança.
Para quem é indicada
A indicação da cirurgia de ginecomastia leva em consideração o desejo do paciente, ou seja, os homens que têm o crescimento das mamas e não se incomodam com a aparência, não precisam realizá-la, desde que não existam doenças associadas.
Porém, na maioria das vezes, os pacientes buscam formas imediatas de resolver o problema, pois se sentem constrangidos e têm sua autoestima afetada. Nesses casos, a manutenção do problema pode fazer com que haja um isolamento social do indivíduo, levando à depressão.
Além disso, para ser submetido ao procedimento, é necessário ter, pelo menos, 18 anos de idade. A cirurgia não é indicada para menores de idade porque é possível que as mamas retornem ao tamanho original neste período.
Nos casos em que o crescimento das mamas tem origem em uma patologia ou outra causa adjacente, a intervenção cirúrgica só será realizada após a resolução destas condições.
Possíveis contraindicações
Doenças imunológicas como artrite reumatoide, esclerodermia, lúpus ou doenças clínicas graves podem contraindicar a execução do procedimento. Isto porque o estresse cirúrgico pode aumentar a chance de piora da doença de base.
A presença vírus HIV apresenta uma contraindicação relativa, já que deve-se evitar qualquer evento capaz de descompensar o sistema imunológico.
Histórico familiar de câncer de mama precisa ser avaliado individualmente e liberado pelo mastologista para a realização da cirurgia.
Quais os benefícios da cirurgia de ginecomastia?
O principal benefício da ginecomastia diz respeito à qualidade de vida e autoestima do homem, que pode voltar a viver uma vida tranquila e sem preocupações com sua aparência física.
Mesmo que, tradicionalmente, o homem não fale abertamente ou assuma sua vaidade, sabemos que a ginecomastia é um problema grave em qualquer faixa etária, seja em adolescentes, grupos de meia idade ou idosos.
Assim, a recuperação de uma condição estética normalizada faz com que o indivíduo possa voltar a sentir amor pelo seu corpo, retornando a convivência social e mantendo a saúde psicológica em dia.
Tempo da cirurgia
Por ser uma cirurgia ambulatorial, não é necessário ficar internada no hospital.
Logo que estiver recuperado da anestesia você receberá alta e poderá ir para casa (em média 2-5h após o fim da cirurgia).
O controle do desconforto pós-operatório é realizado com o uso de analgésicos comuns, sendo descontinuados após alguns dias da cirurgia.
Recuperação após a cirurgia
Os cuidados após a cirurgia de ginecomastia é fazer repouso de acordo com as orientações médicas, de modo a evitar a abertura dos pontos, dores ou até mesmo prejuízos ao resultado da cirurgia. Assim, é necessário:
Outros cuidados recomendados durante o período pós-cirúrgico são:
- Não dormir de lado no primeiro mês, e não se deitar de bruços por 90 dias;
- Evitar tomar sol na região operada;
- Não carregar peso ou dirigir nos primeiros 30 dias;
- Trocar regularmente os curativos, conforme orientação médica;
- Voltar gradualmente às atividades de rotina, e esperar liberação do cirurgião para retomar as atividades físicas.
- Retornar ao trabalho ou aos estudos entre 5 a 10 dias, dependendo do caso;
- Evitar fazer esforço físico por 15 dias;
- Não dirigir por 20 dias;
- Não erguer os braços em excesso por 30 dias;
- Suspender atividades físicas leves e moderadas (caminhada, bicicleta) por 30 dias;
- Retomar as atividades físicas mais intensas gradualmente depois de 60 dias.
10 Dicas Antes de Colocar Silicone
Fale com o Doutor
(47) 99188-0999
info@drpedrocordova.com.br
Balneário Camboriú - SC
Lapidae Cirurgia Plástica
Rua 3110, 245 – sala 01
Check List para realizar a sua Cirurgia Plástica
Muita gente sonha, em colocar Prótese de Silicone ou realizar uma Cirurgia Plástica, mas não sabe por onde começar… montamos um Check List com os principais itens e mais importantes para a realização da sua cirurgia..
A escolha do Médico:
Faça uma pesquisa minuciosa do médico, procure referencias, indicações, converse com pacientes que já operaram com o médico e o mais importante, verifique se ele é membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica).
Realização dos exames:
O segundo passo é agendar os seus exames, que são eles: de sangue, raio x e cardíacos
Medicações:
As prescrição de medicações serão entregues na consulta pré operatória, o ideal e providencia-las antes para evitar qualquer intercorrência ou surpresas.
Cuidar Bem de Você é Nossa Missão
VEJA COMO CHEGAR
Balneário Camboriú - SC
Lapidae Cirurgia Plástica
Rua 3110, 245 – sala 01